O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Se você for vítima de fraude, deve proteger suas contas online imediatamente com senhas fortes, coletar evidências da fraude, denunciá-la e congelar seu crédito. Fraudes podem ocorrer de muitas maneiras, mas cibercriminosos que cometem fraudes pretendem enganá-lo para roubar dinheiro ou outras informações valiosas e potencialmente roubar sua identidade. Pense em fraude como um termo genérico para qualquer ação maliciosa e roubo de identidade, como visar suas informações pessoais para se passar por você e cometer fraudes em seu nome.
Continue lendo para conhecer seis medidas que você deve tomar para recuperar seu dinheiro e/ou sua identidade e como se proteger contra fraudes e roubos de identidade no futuro.

1. Pare de pagar o golpista imediatamente
Embora isso pareça óbvio, você não deve continuar dando dinheiro ao golpista que cometeu fraudes. Alguns fraudadores prometem devolver seu dinheiro se você continuar enviando mais, geralmente através de golpes online, onde há interação mínima com um golpista. Enquanto muitos golpistas cometem fraudes usando métodos indiretos, como roubar suas informações para abrir contas em seu nome, você deve interromper qualquer pagamento direto a um golpista. Golpistas podem usar táticas comuns para convencê-lo a continuar pagando, incluindo linguagem urgente, situações ameaçadoras e conversas casuais. Por exemplo: se você já foi enganado antes, golpistas se passarão por advogados ou funcionários do governo e afirmarão que podem recuperar o dinheiro roubado se você pagá-los uma taxa. Esses golpes de recuperação de fraudes o induzem a acreditar que receberá todo o seu dinheiro de volta quando, na verdade, você perderá mais dinheiro ao continuar pagando.
2. Proteja suas contas online.
Você deve proteger suas contas online usando senhas fortes e exclusivas em todas elas. Se você sabe que uma de suas contas online foi comprometida e o levou a se tornar vítima de fraude, proteja suas contas imediatamente atualizando suas senhas. Certifique-se de que suas contas tenham senhas fortes com pelo menos 16 caracteres e uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
Outra maneira de proteger suas contas online é habilitar a autenticação multifator (MFA) quando ela estiver disponível. A MFA é uma medida de segurança que exige mais de uma forma de verificação para acessar um aplicativo ou uma conta. Com a MFA habilitada, um golpista que sabe seu nome de usuário e sua senha ainda não poderá acessar sua conta, porque precisará de uma autenticação adicional. Alguns tipos comuns de MFA incluem um PIN, uma resposta a uma pergunta de segurança, um código de um aplicativo autenticador ou informações biométricas.
Se alguma de suas contas online for compatível com passkeys como método de login, você deve dar prioridade ao uso de uma passkey, porque ela é mais segura do que uma senha e não pode ser comprometida. Uma passkey é um método de login sem senhas que permite fazer login em várias contas e aplicativos através de biometria, um PIN ou um padrão de desenho. Em vez de arriscar-se com uma senha fraca ou não conseguir proteger sua conta com MFA, o uso de uma passkey elimina a possibilidade de compartilhá-la acidentalmente com um golpista. Gerenciadores de senhas como o Keeper® são compatíveis com passkeys, para que você possa acessá-las em qualquer dispositivo e usá-las em diversas contas.
Keeper Password Manager helps you secure your online accounts with strong, unique passwords. Start a free trial today to see how Keeper makes it easy to generate, store, manage and share your passwords and passkeys.
3. Reúna evidências da fraude
Se você acabou de se tornar vítima de uma fraude, precisa coletar todas as evidências para apoiar uma eventual denúncia e as investigações. Sem evidências, a polícia e as autoridades públicas podem não conseguir ajudá-lo a recuperar seu dinheiro ou sua identidade perdidos. Os tipos de documentos e informações que você deve coletar como evidência incluem:
- As informações de contato do golpista
- Capturas de tela de suas conversas com o golpista
- Números de telefone/endereços de email que você usou para entrar em contato com o golpista
- Informações de contas bancárias ou de cartões de crédito ligados à fraude
- Recibos ou extratos bancários mostrando a atividade fraudulenta
- Registros dos pagamentos feitos ao golpista
- Qualquer correspondência física recebida do golpista
4. Denuncie a fraude às autoridades
Quanto mais cedo você denunciar fraudes à Comissão Federal de Comércio (FTC), mais rápido eles poderão compartilhar o que aconteceu com a polícia para investigar a fraude. Em sua denúncia, forneça o máximo possível de informações e você receberá um plano de recuperação personalizado, contendo as próximas medidas a serem tomadas de acordo com sua situação. A FTC usará sua denúncia para trabalhar com a polícia na investigação sobre o fraudador e na busca de justiça para você.
Se você souber a identidade do fraudador, registre um boletim de ocorrência visitando sua delegacia local ou ligando para ela. Você pode falar com o departamento de fraudes de sua delegacia local para denunciar fraudes ou roubos de identidade, dependendo da situação.
5. Congele seu crédito
Um congelamento de crédito impede que credores acessem seu relatório de crédito e aprovem empréstimos ou linhas de crédito. Isso impede que golpistas usem seu crédito para abrir novas linhas de crédito ou obter empréstimos em seu nome, e também que você se torne vítima de um roubo de identidade. Para congelar seu crédito, você deve entrar em contato com cada uma das três agências de crédito: Experian, TransUnion e Equifax. Você pode visitar os sites deles ou ligar para a Experian no telefone 1-888-397-3742; para a TransUnion no telefone 1-888-916-8800; e para a Equifax no telefone 1-888-298-0045, e pedir o congelamento de seu crédito. Quando quiser descongelar seu crédito, entre em contato com cada uma das três agências de crédito novamente, pois ele permanecerá congelado até que você o descongele.
6. Conteste compras fraudulentas
Denuncie e conteste imediatamente quaisquer compras feitas em seus cartões de crédito ou débito para ter mais chances de recuperar seu dinheiro. Quanto mais cedo você contestar compras fraudulentas, maior a probabilidade de elas serem eliminadas de sua conta. Use todas as evidências que você reuniu e tenha cópias de suas denúncias para a FTC e/ou a polícia, pois ter o máximo possível de informações ajudará a resolver sua contestação mais rápido. Esperar para contestar compras fraudulentas, mesmo que seja por apenas alguns dias, pode diminuir drasticamente suas chances de recuperar o dinheiro roubado.
Posso conseguir meu dinheiro de volta se eu for vítima de uma fraude?
Infelizmente, não há garantia de que você receberá seu dinheiro de volta se for vítima de uma fraude. Seu banco, o emissor do seu cartão de crédito ou outras empresas com as quais você tem contas precisarão investigar a fraude, o que pode resultar em perdas financeiras. Por isso é importante que você reúna o máximo possível de evidências para comprovar atividades fraudulentas, aumentando assim suas chances de recuperar seu dinheiro. A rapidez com que você denuncia a fraude e a eficácia das autoridades na investigação de seu caso também terão impacto sobre a recuperação de seu dinheiro.
Como se proteger contra roubos de identidade e fraudes
Há várias maneiras de se proteger para não se tornar vítima de fraudes e roubos de identidade:
- Use senhas fortes e exclusivas em todas as suas contas online para tornar suas credenciais mais difíceis de serem violadas
- Habilite a MFA sempre que possível e use passkeys nos aplicativos compatíveis
- Verifique a identidade de qualquer pessoa que solicite dinheiro, pesquisando online pelo nome e pela profissão delas
- Evite clicar em links suspeitos porque eles podem conter malwares, que podem infectar seu dispositivo e roubar suas informações privadas
- Nunca compartilhe informações pessoais em uma ligação, email ou SMS não solicitados
- Analise regularmente seus extratos bancários e relatórios de crédito para conhecer atividades suspeitas ou compras fraudulentas assim que elas ocorrerem
Proteja-se contra fraudes no futuro
Você pode se manter protegido contra fraudes e roubos de identidade no futuro congelando seu crédito e protegendo suas contas online. Uma das melhores maneiras de proteger suas contas é usar senhas fortes e exclusivas. Você pode atualizar suas senhas e armazená-las em um local seguro usando o Keeper Password Manager, que também possui um gerador de senhas integrado, que gera senhas aleatoriamente com base em critérios fortes.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para garantir que todas as suas senhas sejam fortes e protegidas contra fraudadores.