O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Sim, alguém pode roubar sua identidade com seu documento de identificação emitido pelo governo ou sua carteira de motorista. Quaisquer documentos que contenham informações de identificação pessoal (PII) – incluindo seu nome completo, endereço, data de nascimento, foto ou até mesmo sua assinatura – podem ser usados para roubar sua identidade e atacá-lo com golpes de phishing.
Continue lendo para saber o que é possível fazer com seu documento de identificação, como saber se alguém está usando ele, o que fazer se ele for perdido ou roubado e como mantê-lo seguro.
O que é possível fazer com seu documento de identificação?
Pode-se fazer uma variedade de coisas usando seu documento de identificação, como roubar sua identidade, se passar por você para acessar dinheiro em sua conta bancária, cometer fraudes com a carteira de motorista ou vender sua identificação na dark web.

Roubar sua identidade
Se seu documento de identificação foi comprometido em uma violação de dados, alguém pode encontrá-lo online e roubar sua identidade. Quando documentos contendo seu número de CPF, nome completo e identificação são roubados usando hacking ou ataques de phishing, sua identidade fica comprometida porque qualquer pessoa pode usar essas informações para se passar por você. Não importa se o alvo de um cibercriminoso é você especificamente ou uma empresa com a qual você tem uma conta; suas PII são valiosas e podem torná-lo vítima de um roubo de identidade.
Se passar por você para acessar sua conta bancária
Quando um cibercriminoso tem seu documento de identificação, ele pode acessar sua conta bancária, sacar dinheiro e potencialmente abrir novas linhas de crédito em seu nome. Mesmo que seu documento de identificação esteja expirado, a maioria das instituições financeiras permitirá que ele seja usado para verificar sua identidade, o que significa que alguém pode usá-lo para se passar por você.
Cometer fraudes com carteira de motorista
Fraudes com carteira de motorista ocorrem quando alguém usa informações de seu documento de identificação para obter um documento para si ou para outra pessoa. Por exemplo: se um cibercriminoso encontrar uma foto de seu documento de identificação online, pode trocar suas informações pelas dele, fazendo com que pareça um documento de identificação válido dele mesmo. Se um cibercriminoso não conseguir obter uma carteira de motorista devido ao seu status de cidadania ou à própria carteira estar revogada, ele pode cometer fraude com carteira de motorista usando seu documento de identificação para obter uma carteira real.
Vender seu documento de identificação na dark web
Mesmo que seu documento de identificação seja comprometido involuntariamente em um vazamento de dados, ele pode acabar nas mãos erradas e possivelmente na dark web para ser vendido a outros cibercriminosos. A dark web é parte da internet que permite que cibercriminosos cometam crimes enquanto permanecem anônimos, incluindo roubos de identidade. Você não pode apagar nada da dark web. Portanto, quando seu documento de identificação estiver lá, ele estará disponível para muitos cibercriminosos verem ou usarem.
Criar duplicatas de seu documento de identificação
Um cibercriminoso pode usar sua carteira de motorista para criar documentos de identificação falsos e verossímeis para que outras pessoas obtenham lucros. Para fazer isso, um cibercriminoso precisa apenas do número da sua carteira de motorista, não do documento de identificação inteiro. Imagine que o número de sua carteira de motorista é comprometido e cai nas mãos de alguém que faz cópias de seu documento de identificação e vende para criminosos. Se um criminoso for pego cometendo algum crime com seu documento de identificação, a polícia pode colocar acusações em seu registro em vez do dele. Essa situação é muito perigosa porque será difícil provar que você não cometeu esses crimes, pois outra pessoa tem seu documento de identificação.
Atacá-lo com golpes de phishing
Com seu documento de identificação, qualquer pessoa pode atacá-lo com golpes de phishing usando as informações pessoais associadas a ele para criar mensagens verossímeis que parecem vir de pessoas ou empresas legítimas. Se alguém tiver seu documento de identificação, pode usar seu nome completo para pesquisar você e encontrar seu endereço de email ou número de telefone. Depois de encontrar maneiras de contatá-lo, alguém pode enviar uma mensagem falsa sobre atividades suspeitas em sua conta bancária ou um problema com um perfil de uma rede social. Ao clicar em links ou interagir com essas mensagens de phishing, você corre o risco de se tornar vítima de golpes e roubo de identidade.
Como saber se alguém está usando seu documento de identificação
Você pode descobrir se alguém está usando seu documento de identificação perdido ou roubado para fins maliciosos observando o seguinte:
- Um novo empréstimo ou linha de crédito que você não autorizou aparece em seu relatório de crédito, indicando que alguém usou seu documento de identificação para cometer uma fraude
- Você não consegue fazer login em suas contas online, sugerindo que alguém usou seu documento de identificação e informações associadas a ele para comprometer suas contas
- Você não recebe mais correspondências, o que pode ser um sinal de que alguém trocou o endereço em seu documento de identificação pelo dele
- Você começa a receber ligações com cobranças sobre dívidas que não são suas, o que significa que alguém usou seu documento de identificação para se passar por você e teve cartões de crédito ou empréstimos aprovados
- Seu banco o alertou sobre atividades fraudulentas, o que significa que alguém usou seu documento de identificação para sacar grandes quantias ou fazer transações não autorizadas
O que fazer se perder seu documento de identificação ou ele for roubado
Há várias coisas que você deve fazer se perder seu documento de identificação ou ele for roubado, como denunciar a perda ou o roubo ao DMV de seu estado, congelar seu crédito e registrar uma denúncia na Comissão Federal de Comércio (FTC).
Denuncie ao DMV de seu estado que seu documento de identificação foi perdido ou roubado
Independentemente de onde você mora, deve denunciar seu documento de identificação como perdido ou roubado aos serviços de automóveis de seu estado. Na maioria dos casos, se sua carteira de motorista for perdida ou roubada, o DMV de seu estado o ajudará a emitir um documento de identificação substituto. Alguns estados permitem que você anexe uma sinalização de “Verificar identificação” ao número de sua carteira de motorista quando souber que ela foi perdida ou roubada; se alguém tentar usar sua carteira de motorista, a polícia será notificada e exigirá da pessoa outras formas de confirmar sua identidade.
Congele seu crédito
Um congelamento de crédito impede que credores acessem seu relatório de crédito, o que significa que eles também não podem aprovar novos empréstimos ou linhas de crédito em seu nome. Se você souber que seu documento de identificação foi perdido ou roubado, congelar seu crédito o protege de se tornar vítima de roubo de identidade, porque ninguém poderá se passar por você para cometer fraudes. Para congelar seu relatório de crédito, entre em contato com cada uma das três agências de crédito: Experian, TransUnion e Equifax. Você pode descongelá-lo a qualquer momento.
Registre uma denúncia na Comissão Federal de Comércio (FTC, Federal Trade Commission)
Você deve denunciar seu documento de identificação como roubado à Comissão Federal de Comércio (FTC), que usará as informações fornecidas para colaborar com a polícia na investigação de seu roubo de identidade. É importante registrar uma denúncia na FTC o mais rápido possível para que ela possa compartilhar sua experiência com a polícia, ajudar a recuperar sua identidade e usar as informações de seu caso para ajudar a proteger outras pessoas.
Proteja suas contas online
Atualizar suas contas online com senhas fortes é necessário para proteger sua identidade se seu documento de identificação for perdido ou roubado, porque um cibercriminoso pode usar suas PII para invadir suas contas. Para ter senhas fortes em todas as suas contas online, certifique-se de que elas possuam pelo menos 16 caracteres e uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Ao usar senhas mais fortes, você torna muito mais difícil para cibercriminosos quebrá-las e invadirem suas contas online para roubar seus dados.
Além de alterar suas senhas para proteger suas contas, você também deve habilitar a autenticação multifator (MFA), que fornece uma camada extra de segurança ao exigir outra forma de autenticação para acessá-las. Alguns tipos de MFA incluem um PIN, uma resposta a uma pergunta de segurança, um código de um aplicativo autenticador ou biometria. Outra maneira de autenticar sua identidade em suas contas é usar uma passkey, um método sem senhas que permite fazer login em várias contas ou aplicativos com uma única chave, geralmente biometria, um padrão de desenho ou um PIN. Não importa qual tipo de MFA você use: ter mais de uma maneira para proteger sua conta, além de uma senha forte, garantirá que ninguém possa acessar suas informações privadas, mesmo que alguém tenha roubado seu documento de identificação.
Como manter seu documento de identificação protegido contra atores maliciosos
Você pode manter seu documento de identificação longe das mãos de cibercriminosos fazendo o seguinte:
- Nunca envie uma foto de seu documento de identificação pela internet. Em vez disso, use uma plataforma segura de compartilhamento de arquivos, que criptografa seu documento de identificação para que ninguém possa interceptar suas informações confidenciais e roubá-las.
- Sempre mantenha seu crédito congelado como precaução, para que ninguém possa abrir linhas de crédito ou obter empréstimos em seu nome sem seu conhecimento. Se você perder seu documento de identificação e seu crédito estiver congelado, outras pessoas não poderão prejudicá-lo.
- Escolha não usar papel em vez de receber correspondências impressas para evitar que suas PII sejam roubadas. Escolher não usar papel também significa que você não terá documentos com suas PII impressas neles, que depois teria que rasgar em pedaços para jogar fora com segurança, pois qualquer pessoa pode vasculhar seu lixo para obter suas correspondências.
Proteja sua identidade com o Keeper
Manter seu documento de identificação seguro pode ser difícil se você perdê-lo ou ele for roubado, mas você ainda pode proteger sua identidade tendo cautela ao enviar fotos de seu documento de identificação para terceiros, mantendo seu crédito congelado, optando por não receber correspondências impressas e protegendo suas contas com senhas fortes. Armazenar fotos de documentos ou informações importantes em um local seguro e criptografado também ajuda; é por isso que você deve usar o Keeper Password Manager. Além de armazenar suas senhas, o Keeper Password Manager também permite manter fotos, vídeos, documentos e outros arquivos em um lugar seguro.
Comece sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para proteger seu documento de identificação contra cibercriminosos e atualizar suas senhas com facilidade, tornando-as fortes e exclusivas.