O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Você pode remover suas informações pessoais da internet solicitando a remoção ao Google e aos sites de pesquisa de pessoas, verificando se seu cartão de crédito oferece serviços de remoção, excluindo contas não utilizadas e ajustando suas configurações de privacidade. Remover suas informações de identificação pessoal (PII) da internet pode evitar que cibercriminosos roubem sua identidade, cometam fraudes e o tornem alvo de spams. Alguns exemplos de PII que podem danificar sua privacidade quando expostos incluem:
-
- Número da carteira de motorista
- Número do CPF
- Senhas
- Endereço IP
- Data de nascimento
- Registros médicos
- Número de telefone
Continue lendo para saber como remover suas informações pessoais da internet e por que é importante ter controle sobre suas PII.
1. Remova suas informações pessoais do Google
Como o Google é o mecanismo de pesquisa padrão para muitas pessoas, você deve remover suas informações pessoais da internet começando pelo Google. Você pode usar a ferramenta Resultados sobre você do Google para pesquisar por suas informações pessoais. Se encontrar informações que prefere que o Google não tenha ou não exiba, pode solicitar a remoção desses resultados específicos. Depois de enviar solicitações de remoção, você pode monitorar o status delas para conferir se estão em andamento, aprovadas ou negadas. Você também pode denunciar um problema para o Google sobre a remoção de suas informações pessoais – por exemplo, se elas exibirem conteúdo inapropriado.
2. Remova suas informações pessoais dos sites de pesquisa de pessoas
Os sites de pesquisa de pessoas coletam, publicam e vendem suas PII. A maioria dos dados vem de registros públicos ou contas públicas nas redes sociais; porém, algumas pessoas pesquisam em sites de empresas privadas. Para remover suas informações pessoais dos sites de pesquisa de pessoas, pesquise seu nome em um mecanismo de pesquisa como o Google para encontrar os sites de pesquisa de pessoas mais populares onde suas informações podem estar listadas. Visite cada site de pesquisa de pessoas que você encontrar, pesquise seu nome e localize a página de exclusão em cada site. Depois de enviar uma solicitação de exclusão para cada site, pode ser necessário esperar que sua solicitação seja processada antes que suas informações sejam totalmente removidas.
3. Verifique se seu cartão de crédito oferece um serviço de remoção gratuito
Algumas empresas de cartões de crédito oferecem serviços de monitoramento gratuitos que verificam se suas informações pessoais estão em sites de pesquisa de pessoas ou em outros lugares na internet. Se encontrarem suas informações pessoais online, solicitarão a remoção em seu nome. Por exemplo: se você tiver uma conta na Discover, eles solicitarão automaticamente a remoção de suas informações pessoais da internet a cada 90 dias. Você pode receber uma notificação de que eles farão isso, mas ter esse recurso em sua conta da Discover elimina a necessidade de pesquisar manualmente suas informações pessoais online.
4. Exclua contas antigas e não utilizadas
Ter muitas contas antigas e não utilizadas ainda abertas pode aumentar suas chances de ser hackeado. É importante excluir contas antigas e não utilizadas, especialmente se estiverem protegidas por senhas fracas ou reutilizadas, porque um hacker pode acessar essas contas sem seu conhecimento e usar as credenciais de login para invadir outras contas. Você pode organizar as credenciais de login de todas as suas contas com mais facilidade armazenando-as em um gerenciador de senhas como o Keeper®. O Keeper Password Manager permite que você acompanhe todas as novas contas que criar e, se não estiver mais usando uma conta, pode fazer login e desativá-la sem se esforçar para lembrar de sua senha.
5. Torne privados seus registros públicos
Como a maioria dos sites de pesquisa de pessoas coleta dados com base em registros públicos, você deve tornar privados seus registros públicos para proteger suas informações pessoais. Registros que geralmente estão disponíveis ao público incluem arquivos judiciais, certidões de casamento e patrimônios imobiliários. Você pode entrar em contato com agências governamentais e outras autoridades que publicam esses registros para solicitar que sejam removidos do acesso público. Ao tornar privados os registros públicos, você limita as informações que os sites de pesquisa podem coletar sobre você e vender, o que ajuda a proteger sua privacidade.
6. Defina um alerta do Google com seu nome
Você pode definir um Alerta do Google com seu nome para monitorar o conteúdo relacionado às suas informações pessoais encontradas no Google. Os Alertas do Google são gratuitos e, ao inserir seu nome ou outras informações sobre você e criar um alerta individual, você receberá notificações com links direcionando para onde suas informações foram encontradas na internet. Você pode escolher com que frequência receber Alertas do Google, a partir de uma vez por dia. Se definir um Alerta do Google com seu nome, você estará mais seguro sabendo quando suas informações pessoais estiverem online, para que possa removê-las rapidamente.
7. Ajuste suas configurações de privacidade
As configurações de privacidade de seus aplicativos, contas online e dispositivos são cruciais para proteger suas informações pessoais. Por exemplo: se uma de suas contas nas redes sociais for pública, qualquer pessoa pode conhecer os nomes dos membros de sua família, sua localização e seus interesses. Eles podem ser vendidos para sites de pesquisa de pessoas ou usados por cibercriminosos para enganá-lo com ataques de phishing. Certifique-se de que suas configurações de privacidade estejam ajustadas para minimizar as informações que podem ser vistas publicamente, como tornar privadas quaisquer contas públicas.
Tenha controle sobre suas informações pessoais
Suas informações pessoais devem permanecer pessoais. Por isso é importante saber como remover suas PII da internet. Solicitar a remoção de suas informações do Google e dos sites de pesquisa de pessoas reduz significativamente a quantidade de informações sobre você que podem ser encontradas online. Lembre-se de excluir contas online antigas ou não utilizadas e armazenar suas credenciais de login em um local seguro, como o Keeper Password Manager, onde você pode atualizar seus registros com facilidade.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para proteger suas informações pessoais e armazenar suas credenciais de login em um cofre criptografado.